AVALIAÇÃO E ORIENTAÇÃO SOBRE HIGIENIZAÇÃO BUCAL E DIETA AOS PACIENTES EM ATENDIMENTO NAS CLÍNICAS DO ICT/SJC E NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO CURSINO
Ana Paula Martins Gomes
Instituto de Ciência e Tecnologia do Câmpus de São José dos Campos - ICT
paula.gomes@unesp.br
(12) 3947-9048
Início: 01/03/2019 - Término: 31/12/2019
Saúde
A população, de maneira geral, apresenta nível de conhecimento desigual sobre os métodos de higienização bucal e dieta recomendados para a prevenção das cáries e doença periodontal. Infelizmente, a cada ano, muitos dentes ainda são perdidos em decorrência desses problemas. Os Projetos de Extensão nessa área são importantes para avaliar o conhecimento da população sobre os aspectos preventivos, procurando reduzir o número de perdas dentárias ao longo dos anos. Considerando essa demanda, os objetivos deste Projeto foram: 1) Avaliar e orientar Alunos do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino sobre técnicas de escovação, uso do fio dental e mudanças nos hábitos alimentares, visando a prevenção dos principais problemas bucais (cáries e doença periodontal) e 2) Promover uma interação dialógica entre a Universidade e a Sociedade por meio de ações que articulam Ensino, Pesquisa e Extensão. Os Alunos participantes assistiram uma Palestra e um vídeo educativo sobre métodos de higienização bucal e orientações quanto à dieta. Todos os participantes do Projeto receberam uma escova dental macia, fio dental e dentifrício com flúor (Kit para higienização bucal). A seguir, os participantes foram orientados por Alunos da Graduação e Pós-Graduação sobre o conteúdo apresentado e responderam três questionários para avaliação das ações do Projeto. Os resultados da interação entre o Público e a Universidade foram avaliados pelas respostas aos questionários e por meio de discussões entre os Participantes e a Equipe do Projeto. Essa avaliação de retorno possibilitou a troca de saberes e conhecimento entre a Universidade e a Sociedade, permitindo melhorias nas ações do Projeto e beneficiando outros participantes (Estudantes e Familiares), bem como outros Alunos da Universidade.
Os OBJETIVOS GERAIS deste Projeto de Extensão foram: 1) Orientar Alunos da Escola Estadual João Cursino sobre técnicas de escovação, uso do fio dental e mudanças nos hábitos alimentares, visando a prevenção dos principais problemas bucais (cárie e doença periodontal); 2) Conscientizar os Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal e dieta na manutenção da saúde geral e sobre o sucesso das técnicas de prevenção, procurando reduzir a necessidade dos tratamentos curativos; 3) Proporcionar treinamento aos Alunos da Graduação e Pós-Graduação para atividades em Saúde Pública, por meio de instrumentos educativos e contato com o público participante; 4) Possibilitar aos Alunos da Graduação e Pós-Graduação maior conhecimento sobre as condições de saúde bucal da população, atuando de forma efetiva em direção às suas necessidades, na tentativa de se elevar os indicadores de saúde; 5) Articular Ensino, Pesquisa e Extensão, realizando orientação profissional sobre prevenção e difusão do conhecimento por meio da educação continuada, além da possibilidade de divulgação dos resultados em Congressos, Eventos Científicos, Redes Sociais e Artigos Científicos; 6) Envolver os Alunos da Graduação e Pós-Graduação, fazendo com que a Extensão contribua para a sua formação profissional, reformulando e adequando práticas curriculares da Universidade para a melhoria das condições de vida da população atendida (público externo à Universidade); 7) Desenvolver ações integradas com Instituições Públicas externas (Escola Estadual João Cursino) para beneficiar os Estudantes dessas instituições; 8) Permitir a troca de conhecimentos e saberes entre a Universidade e a comunidade por meio das ações do Projeto de Extensão com o público externo (Alunos da Escola Estadual João Cursino).
Os OBJETIVOS ESPECÍFICOS alcançados neste Projeto de Extensão foram: 1) Foram avaliados e orientados 400 Alunos da Escola Estadual João Cursino sobre técnicas de escovação, uso do fio dental e mudanças nos hábitos alimentares; 2) Os Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram orientados sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal e dieta na manutenção da saúde geral e sobre o sucesso das técnicas de prevenção; 3) O Projeto de Extensão proporcionou treinamento aos Alunos da Graduação e Pós-Graduação para atividades em Saúde Pública, por meio de instrumentos educativos e contato com o público participante; 4) Possibilitou aos Alunos da Graduação e Pós-Graduação maior conhecimento sobre as condições de saúde bucal da população, atuando de forma efetiva em direção às suas necessidades, na tentativa de se elevar os indicadores de saúde; 5) O Projeto articulou Ensino, Pesquisa e Extensão, realizando orientação profissional sobre prevenção e difusão do conhecimento por meio da educação continuada, além da possibilidade de divulgação dos resultados em Congressos, Eventos Científicos, Redes Sociais e publicação de Artigos Científicos. 6) Envolveu os Alunos da Graduação e Pós-Graduação, fazendo com que a Extensão contribua para a sua formação profissional, reformulando e adequando práticas curriculares da Universidade para a melhoria das condições de vida da população atendida; 7) Desenvolveu ações integradas com Instituições Públicas externas (Escola Estadual João Cursino) para beneficiar os Estudantes dessas instituições; 8) Permitiu a troca de conhecimentos e saberes entre a Universidade e a comunidade por meio das ações do Projeto de Extensão com o público externo (Alunos da Escola Estadual João Cursino).
RESULTADOS OBTIDOS: Trata-se de um Projeto de Extensão em continuidade desde 2007 com avaliação positiva nos relatórios anteriores e que beneficiou 4.685 pessoas até o momento. Foram beneficiados em 2019, 400 Alunos da Escola Estadual João Cursino (público externo). Esses Alunos (Ensino Fundamental e Ensino Médio) receberam um Kit para higienização, bem como orientação profissional sobre os métodos de higienização bucal e dieta adequada para a prevenção de cáries e doença periodontal. Como resultados, pôde-se verificar que os Alunos atendidos foram conscientizados sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal e dieta na manutenção da saúde bucal e geral. Os benefícios da implantação do Projeto foram multiplicados entre as famílias desses Alunos pela transmissão dos conhecimentos adquiridos. O desenvolvimento das ações deste Projeto de Extensão contribuíram também para a formação integral dos Alunos da Graduação e Pós-Graduação por meio da aplicação da prática acadêmica interligando as atividades de Ensino e Pesquisa com as demandas da população interna e externa à Universidade. FORMA DE AVALIAÇÃO A troca de saberes entre a Universidade e a comunidade possibilitou o crescimento de ambas, articulando Ensino, Pesquisa e Extensão nas ações realizadas. A avaliação das ações foi realizada pela análise das respostas aos questionários Q1, Q2 e Q3, além dos resultados verificados nas discussões em mesa redonda entre o público e os membros da equipe do Projeto. Este Projeto, proposto em continuidade há 13 anos, está contribuindo de maneira efetiva para transformar a realidade da comunidade atendida, alterando sua rotina e hábitos deletérios em relação à saúde bucal. Por meio da educação continuada, os Alunos da Rede Pública de Ensino podem modificar seus métodos de higienização e sua dieta, contribuindo positivamente para melhorar sua condição de saúde bucal. Esse Projeto de Extensão também contribui com as mudanças de concepções e práticas da Universidade, na Graduação e/ou Pós-Graduação, procurando melhorar a sistematização do conhecimento produzido. Na avaliação de retorno (Q3), 92% do público beneficiado (Alunos da Rede Pública de Ensino) atribuíram notas 9 e 10 às ações realizadas no Projeto de Extensão em 2019. Foram atingidos os objetivos propostos nesses 13 (treze) anos de execução do Projeto e os resultados obtidos foram muito positivos, articulando ações de Ensino, Pesquisa e Extensão (observar o número de Alunos beneficiados e a Produção Científica decorrente das ações do Projeto). Houve divulgação da UNESP na comunidade, aumentando sua visibilidade. Foram publicados 3 artigos científicos até o momento (2 em Periódico Nacional e 1 em Periódico Internacional) e mais de 40 resumos em Anais de Congressos desde 2007. O Projeto também foi divulgado no PODCAST UNESP em 29 de abril de 2015.
A metodologia deste Projeto de Extensão foi analisada e aprovada pelo Comitê de Ética do ICT/SJC (Protocolo 0042/2008). Foram avaliados e orientados de forma educativa, 400 Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Estadual João Cursino (Público Externo) sobre técnicas de escovação, uso do fio dental e mudanças nos hábitos alimentares (dieta), visando a prevenção dos principais problemas bucais (cárie e doença periodontal). No primeiro encontro com a Equipe do Projeto, os Alunos participantes responderam um questionário específico (Q1), contendo 20 questões sobre os aspectos em avaliação: uso ou não do fio dental, número de escovações diárias, dieta com potencial cariogênico, frequência de substituição da escova dental, conhecimento sobre técnicas de escovação. Logo após essa primeira avaliação, os participantes do Projeto assistiram uma Palestra e um vídeo educativo, com duração de 10 minutos, sobre métodos de higienização bucal e orientações quanto à dieta. Após a apresentação da Palestra e do vídeo, os Pacientes e os Estudantes receberam orientações pelos Alunos da Graduação e Pós-Graduação sobre o conteúdo apresentado. Todos os participantes do Projeto receberam uma escova dental macia, fio dental e dentifrício com flúor (Kit para higienização bucal). Esse primeiro questionário de avaliação sobre o conhecimento prévio dos participantes (Q1) foi recolhido para análise. Decorridos 90 dias após as ações e procedimentos educativos, foi aplicado um segundo questionário sobre o conhecimento adquirido (Q2). O questionário de avaliação sobre o conhecimento adquirido (Q2) foi recolhido e os participantes do Projeto fizeram uma análise reflexiva sobre as atividades desenvolvidas por meio do questionário de avaliação das ações (Q3). Na avaliação das atividades do Projeto, os participantes fizeram críticas e sugestões para melhorar as ações, da seguinte forma: participantes e os membros da equipe do Projeto trabalharam em modelo de mesa redonda, discutindo os pontos fortes e fracos das ações. A participação ativa dos Estudantes promoveu uma interação dialógica entre a Universidade e a comunidade. O Público atendido (externo) teve a oportunidade de expressar suas dúvidas e contribuir com os seus saberes e experiências para melhorar os resultados do Projeto. Essas contribuições foram avaliadas e discutidas, procurando melhorar as ações do Projeto. Os dados das três ações (questionário de conhecimento prévio- Q1, questionário de conhecimento adquirido - Q2 e questionário de avaliação das ações - Q3) foram avaliados. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente. Os resultados das ações educativas do Projeto foram avaliados pelas respostas aos questionários de conhecimento prévio e adquirido (Q1 e Q2), possibilitando a análise do conteúdo assimilado pelos Alunos da Rede Pública de Ensino.
Não foram utilizadas referências no campo da Metodologia do Projeto de Extensão.
O objetivo deste Projeto de Extensão foi avaliar o nível de conhecimento de Alunos da Rede Pública de Ensino da Escola Estadual João Cursino sobre cárie, doença periodontal e métodos de higienização bucal por meio de um questionário específico e, após avaliação, orientar os participantes do Projeto sobre técnicas de escovação, uso correto do fio dental e mudanças nos hábitos alimentares, visando a prevenção dos principais problemas bucais (cárie e doença periodontal). Este Projeto de Extensão, proposto em continuidade desde 2007, beneficiou 400 Estudantes em 2019. Considerando os resultados positivos verificados até o momento, decidiu-se pela continuidade do mesmo, realizando adequações de acordo com as necessidades. Pôde-se verificar que o nível de conhecimento dos participantes sobre cárie, doença periodontal e métodos de higienização bucal esteve diretamente relacionado ao nível de escolaridade e à oportunidade de tratamento odontológico em Instituições Públicas ou Particulares. Felizmente, houve a concessão de 1 (uma) bolsa em 2019, que foi dividida semestralmente entre duas Alunas da Graduação da UNESP, o que possibilitou maior envolvimento das mesmas em relação ao Projeto. Os resultados obtidos foram muito bons, sendo a aprendizagem recíproca e o interesse dos Estudantes, os grandes motivadores de todo o trabalho. Além disso, o Projeto possibilitou aos Alunos da Graduação e Pós-Graduação o desenvolvimento de trabalhos científicos, aspecto importante na formação profissional dos acadêmicos. A Produção Científica do Projeto em 2019 foi: 2 (dois) Resumos publicados em Anais e 1 (um) Artigo redigido, em fase de correções para publicação. Na avaliação de retorno (Q3), 92% do público beneficiado (Alunos da Rede Pública de Ensino) atribuiu notas 9 e 10 às ações realizadas no Projeto de Extensão em 2019.
Local Endereço Bairro Cidade Estado Classificação Mapa
Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP Avenida Engenheiro Francisco José Longo 777 Jardim São Dimas São José dos Campos SP Prefeituras, Secretarias e outras repartições públicas
Escola Estadual João Cursino Avenida Engenheiro Francisco José Longo 782 Jardim São Dimas São José dos Campos SP Escolas da rede pública de ensino básico
Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3
200 Estudantes Ensino Fundamental Cond. socioeconômica baixa
200 Estudantes Ensino Médio Cond. socioeconômica baixa