EDUCAÇÃO EM BAMBU PARA O DESENVOLVIMENTO
Juliana Cortez Barbosa
Instituto de Ciências e Engenharia do Câmpus de Itapeva - ICE
jucortez@itapeva.unesp.br
15 981221111 / 15 35249100 ram:9137
Início: 01/03/2019 - Término: 31/12/2019
Espaços Construídos
O Projeto “Educação em Bambu para o desenvolvimento” divulgou e transmitiu conhecimento do potencial de utilização do bambu e das vantagens em alguns municípios neste período, como Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, Barra do Turvo e Iguape. O projeto de extensão também, foi procurado ainda pela vice Prefeita de Ribeirão Grande para estabelecer convênio com o município (em andamento) para desenvolvermos uma série de ações junto ao município através da Ação Social. Iniciou-se o desenvolvimento de um sistema construtivo em bambu e madeira , o qual encontra-se em estágio bem avançado e resultará em um depósito de patente de produto e produção pela AUIN de uma unidade familiar pré-fabricada de baixo custo. No final do ano, foi ainda juntamente com a bolsista e alunas voluntárias construída uma árvore de natal e bolas gigante para enfeitar a cidade de Ribeirão Grande mostrando o potencial do uso do bambu. Foi ainda construída uma máquina por técnicos do Município com orientação da equipe da Unesp para que o Município de Ribeirão Grande tivesse autonomia para usinar os bambus in loco que estão sendo utilizados para a produção das casas de bambu. Esta etapa final contamos com a participação do bolsista Caio Antunes do primeiro ano de Engenharia Industrial Madeireiro, no desenho das facas para a máquina de usinagem de bambu. O projeto foi auxiliado economicamente pelo pagamento de deslocamentos, materiais e equipamentos adquiridos pelo Centro de Capacitação Tecnológica em Bambu do Campus de Itapeva (CCT/Bambu/Itapeva) aprovado junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação na Secretaria de Inclusão Social (MCTI/SECIS) intitulado, "Cultivo e Transformação do Bambu como Alternativa Sustentável para Geração de Renda na Agricultura Familiar".
Divulgar e transmitir conhecimento das vantagens da utilização deste recurso renovável em seus múltiplos usos, desde alimentação em forma de broto de bambu até móveis, construções e pequenos objetos com maior valor agregado (PMVA). Busca-se meios de valorizar e reverter o preconceito do uso deste material através de intervenções junto às comunidades e ao mesmo tempo, capacitar interessados na cultura e no uso correto do bambu como material durável, renovável e de elevado grau de sustentabilidade socioeconômico e ambiental.
Neste período as famílias de pequenos produtores rurais conseguiram elevar ainda mais sua renda com a venda de produtos de bambu, como: copos, utensílios domésticos e brotos de bambu. Outra importante demanda realizada ao projeto foi o desenvolvimento de pentes de bambu para uma importante indústria de pentes e escovas de São Paulo, a “Fidalga”. A Associação dos pequenos produtores rurais do bairro dos Pacas, conseguiu uma encomenda inicial piloto de 1000 unidades de um modelo de escova de cabelo em bambu. As famílias participaram de eventos para a venda de seus produtos e com a renda gerada, conseguiu-se que outras famílias rapidamente aderissem também ao projeto. O projeto teve um substancial avanço, em relação a participação de alunos de graduação interno e externo, auxiliando a bolsista do projeto, em atividades e participação descritas abaixo:  1 aluna estagiária do quinto ano de Engenharia Florestal da FAIT (Faculdade de Ciências Sociais e Agrarias de Itapeva). A aluna colaborou na organização da coleção de bambu existente no Campus da Unesp de Itapeva, na reforma da pequena estufa de mudas de bambu e produção de mudas;  3 alunos da equipe do PET que auxiliaram na divulgação do campus e projetos de extensão, assim como na reforma da geodésica de bambu que é utilizada como stand de eventos internos e externos;  2 bolsistas de outro projeto de extensão do campus de Itapeva que desenvolveram 2 modelos diferenciados de pás de geradores eólicos de bambu a baixo custo para implantação em áreas rurais que não possuem energia elétrica;  2 alunos voluntários do primeiro ano da Engenharia Industrial Madeireira que participaram na colheita de bambu, fabricação de farinha de bambu comestível e para a produção de filamentos de bambu e PLA para a impressora 3D e para a produção de carvão no Laboratório A bolsista trabalhou ainda na elaboração de novas alterações do projeto do Centro de meditação em Itapeva e consequentemente será construída nova maquete.
Neste período as famílias de pequenos produtores rurais conseguiram elevar ainda mais sua renda com a venda de produtos de bambu, como: copos, utensílios domésticos e brotos de bambu. Conseguiram ainda uma grande encomenda de uma indústria de pentes e escovas de bambu, a Fidalga. Alguns agricultores fabricaram mudas e plantaram em suas pequenas propriedades em Ribeira Branco. Foram identificadas algumas novas áreas de plantios de bambu que atualmente não são utilizados para gerar renda da espécie Phyllostachys Edulis. Foram realizadas reuniões com os proprietários para dar início a futura exploração econômica e produção de mudas para os agricultores das regiões vizinhas. Foram desenvolvidas novas receitas para consumo de bambu, como sorvete de bambu, bambu caramelizado e bambu com peixe na região de Iguape desenvolvidas pelas pesquisadoras envolvidas; Em relação ao aprimoramento da pesquisa foi pesquisado e aplicado para controle de qualidade dos produtos, o uso de ácido cítrico com esterificação com diferentes temperaturas de secagem para se evitar o ataque de insetos e de fungos nos produtos fabricados, especialmente utensílios domésticos que não podem utilizar produtos tóxicos. Em, outubro, o deputado Vitor Lippi disponibilizou mais recursos para uma outra emenda parlamentar no valor de 260 mil reais do Ministério da Agricultura. As duas propostas foram escritas, submetidas ao Sistema Siconv e foram aprovadas em Dezembro. Os projetos já firmaram convênio, a saber: 3. “Realização de atividades didáticas e de extensão visando transferência tecnológica na região Sudoeste do Estado de SP”. Coordenação: Juliana Cortez Barbosa. Vigência: 2020-2021. Valor: R$ 150.000,00. Financiamento: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Convênio no. 894161/2019. 4. “Transferência tecnológica e desenvolvimento de novos produtos para agricultura familiar na região de Itapeva, SP”. Coordenação: Juliana Cortez Barbosa. Vigência: 2020-2021. Valor: R$ 253.610,00. Financiamento: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Convênio no. 890302/2019 Um dos mais importante resultados do projeto foi o desenvolvimento (em andamento) de um sistema construtivo pré-fabricado em bambu e madeira para habitação de baixo custo no Município de Ribeirão Grande, o qual se espera alcançar o registro de uma patente pela AUIN.
Destaca-se que, neste período, esta produção somente foi possível com importantes parcerias estabelecidas através de diversas reuniões para se definir em conjunto ações e atividades, entre elas: - a empresa Sguario com a cessão de uso de uma área de aproximadamente 5 hectares de bambu Phyllostachys pubescens para a Unesp e a comunidade dos Pacas; - as prefeituras de Itapeva, Ribeirão Grande, Iguape e Ribeirão Branco; - as faculdades envolvidas, FAIT e IFT Itapetininga e o Campus de Itapeva, juntamente com o Centro de Capacitação Tecnológica do Bambu (CCTB), dando suporte dos materiais e equipamentos e os cursos;  com o deputado Vitor Lippi que nos concedeu uma emenda parlamentar no valor de 150 mil para avançarmos ainda mais no desenvolvimento das atividades do Centro de Capacitação Tecnológicas do Bambu (CCTB) Dentro da metodologia proposta foram realizadas ainda capacitações e visitas e aplicadas as metodologias ativas através do método de pesquisa-ação envolvendo-se diretamente com as comunidades externas já supracitadas. Onde os alunos obtiveram um ganho importante para a formação profissional pois puderam atuar em diversos campos das engenharias, pesquisa, produção, controle de qualidade e capacitação. Puderam se envolver e ter uma contribuição efetiva em sua formação de profissionais mais capacitados, solidários e com uma visão mais holística das questões relacionadas aos problemas enfrentados na Sociedade como um todo. A a multi disciplinariedade também esteve sempre presente em suas ações e atividades desenvolvidas em campo, o que possibilitou em uma maior interação da teoria dada em sala de aula e a pratica junto às comunidades.
O projeto obteve um grande avanço neste período de 2019. Muitos importantes resultados foram alcançados, especialmente o desenvolvimento do projeto para a Prefeitura de Ribeirão Grande de uma habitação de interesse social em bambu e madeira que possivelmente resultará em uma patente e um alcance político importante para a produção em escala de muitas unidades habitacionais na região pela grande oferta de recursos de florestas de bambu. Outro excelente resultado foi a aprovação de mais dois projetos em bambu, o que contabiliza a permeabilidade da Unesp em 3 ministérios distintos para o desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão integrada.
Local Endereço Bairro Cidade Estado Classificação Mapa
Itapeva Rua da Pátria s/n Vila Nossa Senhora de Fátima Itapeva SP Áreas ou propriedades rurais
Cooperativa dos pequenos produtores rurais de Ribeirão Branco estrada de Ribeirão Branco S/n sem Bairro dos Pacas Ribeirão Branco SP Áreas ou propriedades rurais
Departamento de Assistência Social Rua professora Jacyra Landin Stori 15 Centro Ribeirão Grande SP Prefeituras, Secretarias e outras repartições públicas
Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3
20 Jovens Ensino Médio Cond. socioeconômica baixa
30 Analfabetos Cond. socioeconômica baixa Agricultores, Produtores agrícolas
20 Pretos Cond. socioeconômica baixa Quilombolas